sexta-feira, abril 15

Adição pelo voo

AVISO IMPORTANTE!

A exposição prolongada ao Parapente foi provada como sendo aditiva.
Tal actividade pode levar a alterações drásticas no estilo de vida e personalidade.

Peter Reagan, piloto de asa delta, parapente e psicólogo escreveu à 5 anos um artigo sobre a qualidade aditiva do nosso desporto.



Segundo ele, aparte da glória das nossas experiência no ar, o nosso desporto tem suficientes aspectos que se assemelham à adição das pessoas que apostam em casinos.

O primeiro é a compulsão. As pessoas apostam devido ao principio Pavloviano de reforço de percentagem variável. Isto significa que o individuo nunca sabe o que lhe irá acontecer quando começa, mas de vez em quando consegue obter a combinação ganhadora. Isto é muito parecido ao que ocorre quando descolamos com as nossas asas.
Pavlov descreveu este princípio como sendo o método mais poderoso para modificar comportamentos, e descobriu que os animais de laboratório literalmente trabalhariam até morrer, dado um itinerário fixo de reforço de percentagens variáveis. Segundo Reagan, isto leva-nos a concluir que: ocasionalmente alguns de nós voamos até nos matarmos, já que os nossos valores são distorcidos pela nossa compulsão.
Reagan não apresenta uma cura para a compulsão, embora pense que é importante reconhecer os problemas potenciais. Cada um de nós deve examinar os nossos voos continuamente à luz da seguinte pergunta: Estará a minha experiência de voo a distorcer o meu critério de julgamento de uma forma perigosa?
Segundo ele, ocasionalmente é conveniente que alguns de nós reduzamos os vos e até deixemos de voar por uns tempos. Em alguns casos, necessitamos da ajuda dos outros para manter uma perspectiva sã.
Do mesmo modo, Reagan pensa que podemos explorar os aspectos psicológicos e espirituais da nossa maravilhosa experiência de forma cautelosa da mesma forma que exploramos os aspectos técnicos, de engenharia e destreza do nosso desporto e chegar a um entendimento que nos permita manter a compostura e continuarmos a voar.

Tirem as vossas próprias conclusões...

Sem comentários: