segunda-feira, agosto 8

Conselhos na aquisição de uma asa.

CONFIANÇAFala-se muito sobre a confiança e eu sinto que ela é realmente o factor mais importante na escolha da nova asa. Se você se sente bem na sua asa, vai inevitavelmente voar melhor do que se estivesse a voar numa asa que te deixa ansioso. Se você perde a confiança e fica com medo numa situação desagradável ou turbulenta, você também perde a habilidade que faz com que tome decisões correctas. Isto é em parte devido à adrenalina e ao medo que faz com que o seu julgamento fique nebuloso no momento em que precisaria de ser claro. Por outro lado se você realmente gosta da sua asa e se sente confortável a voar nela, o seu limite de desconforto será muito maior e você terá uma oportunidade maior de tomar decisões certas nos momentos certos. VÍTIMAS DA MODAPrimeiramente, eu ignoraria estilos ou modas, e também não faria como alguns tipos raros: alguns malucos comparam os resultados dos testes de DHV para várias asas e as que apresentarem o melhor resultado são as asas para serem compradas (meu Deus!). Eu também já escutei de pilotos que compraram asas porque os seus amigos já tinham uma (não é engraçado?). Ou alguns completamente influênciados pela maior velocidade ou pelos gráficos de performance dos fabricantes (receita para o desastre). Finalmente, alguns compram aquelas asas que têm uma cor bonita (combinam com a cor das suas unhas ou carro). Eu evitaria estes factores e simplesmente faria uma avaliação honesta das suas capacidades, e compraria uma asa que desse a tão importante confiança no ar. QUE TIPO DE PILOTO SOU EU?Agora é a hora de ser completamente realista em relação às sua habilidades.Se você é um piloto que voa menos do que 50 horas por ano, então a escolha é fácil: um DHV 1 ou 1/2 será a asa que te dará estabilidade e fácil pilotagem para você ficar confiante, mesmo que tenha que ficar afastado do voo por um mês ou mais. Não caia na armadilha de considerar esta categoria como sendo de asas para iniciantes. Actualmente a performance destas asas é excelente e muitos pilotos experientes dizem que estão a fazer os seus melhores voos nestas asas, depois de infelizes experiências com asas mais "quentes". Se você é sortudo o suficiente de voar quase todas as semanas, considere um DHV 2. Somente se você estiver muito confiante, for extremamente experiente e voa todo o tempo, você deveria pensar numa classificação superior a esta."Então eu percebi que tipo de piloto eu sou de facto, um piloto intermediário ao invés da minha imagem anterior de um piloto de competição de ponta e cross country." Graças a Deus, por causa disso eu provavelmente salvei-me de horas de pavor ou, ainda pior, de um acidente. Lembre-se, você está para comprar uma máquina voadora; sua segurança depende desta decisão. TESTE DE VOOUma vez que você limitou as possibilidades de escolha a quatro ou cinco modelos, faça um teste de voo em cada um deles. Isso é o que lhe vai fornecer mais informações. Não escute a conversa dos vendedores ou pense na grande oferta que o vendedor vai oferecer. Pense sobre como você se sentiu em cada asa: ela descolou bem? Ela era nervosa ou suave? Você se sentiu confiante e confortável em cada minuto do voo? Aquela asa com o maior número de respostas afirmativas é a asa para você. Não importa se os seus amigos comprarão um modelo diferente por um preço inferior, porque no final de contas quem vai voar na asa é você. Se você pensar bem, você está a gastar uma quantia elevada. Se a asa que mais gostou custa alguns euros a mais, seria um idiota em não comprá-la só por causa do preço. AGORA, QUE TAMANHO?Tamanho é sempre um problema, ainda que seja realmente simples. Apenas some ao seu peso mais vinte quilos. Isto dará aproximadamente o seu peso em voo. Sabendo isso você pode seleccionar o tamanho de asa que coloque você mais perto do meio do da tabela de pesos. Se ficar próximo do início ou do final da faixa especificada você deve analisar que tipo de voo pratica, e escolher de acordo. Por exemplo, se você vai estar a voar em ventos fortes constantemente, então um pouco mais de carga alar poderia ser uma boa opção para dar mais velocidade, então um tamanho menor seria melhor. Por outro lado se você voa sempre com ventos fracos o tamanho maior deve ser a melhor escolha pois ele dará uma melhor taxa de afundamento, ajudando você a subir melhor. Entretanto se você voa frequentemente em fortes condições térmicas, você poderá se sentir mais confortável numa asa menor. Não fique muito confuso em relação a isto: você estará seguro em ambos os tamanhos. Então simplesmente compre aquele que seja melhor para você. Todo o piloto deseja alguma coisa um pouco diferente, mas lembre-se que moda não é importante. Seu conforto e confiança no ar é tudo que importa. No final das contas não importa quem foi mais alto, ou quem voou mais longe. O que importa é que você foi para casa com um grande voo, um grande sorriso no rosto, uma cabeça cheia de belas imagens e um fantástico sentimento por dentro, pois afinal voar é isso.


Fonte: Texto de Rob Withall

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