sexta-feira, outubro 27

As Leis de Murphy no Parapente


As Leis de Murphy no Parapente

Escrito por : Ana

Lá de vez em quando, na inércia das férias grandes, surgem-me umas ideias originais. E vai daí que num desses momentos de inspiração me ocorreu fazer uma coisa que penso que nunca foi feita: As Leis de Murphy do Parapente. E aqui vai o resultado.

Breve exemplificação/noção de Lei de Murphy:

1 - Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível.
2 - Se há possibilidade de várias coisas darem errado, todas darão - ou então aquela que causar mais prejuízo.
3 - O número de excepções ultrapassa sempre o número de regras. E há sempre excepções às excepções já estabelecidas.
4 - Acontecimentos infelizes ocorrem sempre em série.
5 - As coisas podem sempre piorar, você é que não tem imaginação.

As Leis de Murphy no Parapente

Metereologia:

1 - Se o vento não está forte demais, então está fraco demais.
2 - Se o vento não está fraco demais nem forte demais, é porque está de rajada.
3 - Se o vento está de boa intensidade e constante, é porque está a chover.
4 - Se o vento está de boa intensidade e constante, e não está a chover, estará da pior direcção.
5 - Quanto mais longe for o sítio que escolher para ir voar, maior a probabilidade de o vento estar atravessado na descolagem.
6 - Se se organiza um festival, nesses dias, precisamente, vai estar impossível de voar por qualquer uma razão das anteriores.

Descolagem:

1 - Só depois de chegar à descolagem é que você repara que deixou alguma coisa lá em baixo no carro (capacete, altivário, agasalho, luvas..)
2 - Se já estendeu a asa e se prepara descolar, há sempre alguém que estende a asa mesmo à sua frente e leva horas a decidir-se a descolar.
3 - Se ao descolar você achar que foi mesmo bem e se sentar, cairá de rabo um pouco mais adiante.
4 - Se na descolagem há um silvado, certamente todos irão lá direitos umas quantas vezes.
5 - Se na descolagem há um obstáculo (nem que seja o poste da manga do vento), é exactamente na direcção dele que a asa vai derivar.
6 - Quando conseguir finalmente descolar e fôr para a frente de sustentação, já estará sobrelotada.

Vôo:

1 - Toda partícula que voa sempre encontra um olho.
2 - Nunca ninguém está a olhar, até você cometer um erro.
3 - Ao voar num sítio novo, a informação mais necessária é exactamente aquela que se esquecem de lhe dar.
4 - Se não parece estar frio e decidiu não vestir o fato de vôo para uma marrecada, apanhará uma grande térmica até onde estão 5 graus celsius. Aterra mais tarde, congelado.
5 - Quando vir alguém apanhar uma boa térmica e se dirigir para lá, ela acabará antes de lá chegar, e entretanto já terá perdido a altura necessária para regressar à frente de sustentação.

Aterragem:

1 - Se na aterragem há um obstáculo (uma árvore isolada ou uma vaca) a asa tende e o vento conspira naturalmente para que esbarre nele.
2 - Se na aterragem há uma bosta, certamente aterrará em cima dela. Esta probabilidade aumenta tanto quanto a mais fresca for a bosta. Em caso de estar a usar material novo, emprestado ou de cor branca, também conseguirá sujar a sellete e a asa.

Arrumar o material:

1 - Por mais que sacuda a asa há sempre uma variedade de insectos suicidas que insistem em ficar enrolados nela.
2 - A asa é sempre muito mais volumosa quando a tentamos arrumar no saco do que quando a retirámos de lá, de modo a parecer tarefa impossível voltar a enfiá-la lá.
3 - Depois de quase tudo arrumado é que notará que deixou qualquer coisa na descolagem (saco, fita...). Este acontecimento é tanto mais provável quanto maior e mais custosa for a viagem novamente até à descolagem.

Várias:

Entregas de material que normalmente levam uma semana, levarão cinco quando você depender da entrega.

Num incidente, o material é danificado segundo a proporção directa do seu valor.

Num festival, por mais que se combine uma hora para briefing o mais cedo possível, a pessoa mais imprescindível (motorista do transporte, por ex.) terá um grande atraso imprevisto.

Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos.

Nada é tão fácil quanto parece, nem tão difícil quanto a explicação do manual.

Se o curso que você desejava fazer só tem "n" vagas, pode ter certeza de que você será o candidato "n+1" a tentar matricular-se.

Numa aula teórica, se você não está confuso, é porque não está a prestar atenção.


Vejam o Blog da autora em: http://my.opera.com/Khaky/blog/

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