quinta-feira, julho 21

A descolagem Reversa de Mitsos.

A descolagem Reversa de Mitsos.

A DESCOLAGEM REVERSA DE MITSOS POR BRUCE GOLDSMITH
Na primavera eu fui à Austrália para o primeiro PWC de 1998 e, em Sydney, encontrei o meu velho amigo Mark Mitsos que, como eu, é um piloto de Asa Delta que se tornou piloto de parapente.
Fomos voar juntos no parque de Stanwell e eu fiquei muito impressionado com a sua descolagem de reverso sem dificuldades e pelo excelente controle da asa não somente com vento forte, mas também num espaço reduzido entre diversas asas abertas no chão. Mark gastou uma boa meia hora a explicar-me a sua técnica e ao experimentá-la eu senti-me como um estudante a aprender a voar outra vez.
Mas, assim como foi para mim, eu estou certo que para a maioria dos pilotos valerá a pena gastar algum tempo para aprender esta nova técnica: "A Decolagem Reversa de Mitsos".
O Mark desenvolveu a ideia estudando todas as variações existentes da descolagem reversa. Há três que eu conheço; são: a descolagem reversa padrão britânica (que eu usava), descolagem reversa com freios cruzados e finalmente a descolagem com os elevadores dianteiros e traseiros sem os freios.
Mark desenvolveu a ideia há 5 anos e tem ensinado com sucesso na sua escola, o centro de Parapente de Sydney desde então. O HGFA (Australian HG Federation) decidiu agora padronizar esta técnica, como a melhor maneira de descolagem reversa e ser a única técnica ensinada nas escolas na Austrália.
As vantagens principais da técnica são: Melhor controle da asa. Você pode dirigir a asa enquanto ela sobe. Você pode impedi-la de passar da cabeça em situações de ventos fortes. Não há necessidade de soltar os freios em nenhum momento. É importante começar na posição correcta.
1) Olhe para frente, de costas para a asa, com os freios presos aos elevadores;
2) Gire para a esquerda, e passe o tirante direito sobre a sua cabeça;
3) Agora você deve estar de frente para a asa com o tirante direito por cima do tirante esquerdo, com os tirantes cruzados;
4) Passe a sua mão direita sobre os tirantes e segure o manobrador do freio direito de fora para dentro (preso ao tirante que está no alto);
5) Passe sua mão esquerda sobre os tirantes e pegue o manobrador do freio esquerdo (outra vez de fora para dentro);
6) Agarre então as bandas dos tirantes C com a mão esquerda. (é mais seguro pegar os tirantes C antes dos tirantes A, pois isso dá mais controle em vento forte);
7) Com a sua mão direita, segure ambas as bandas dos tirantes A;
8) Certifique-se de que você esteja segurando bem os tirantes C. Agora você está pronto para ir em frente. (se você preferir isto pode também ser feito ao contrário, girando para a direita. Você tem que inverter tudo desde o início.)
O Método:
1) Construa uma boa "parede" inicialmente puxando os tirantes A e os tirantes C alternadamente;
2) Apoie-se para trás nos tirantes de modo que todos estejam esticados, puxe então suavemente os tirantes A para guiar a asa acima no ar;
3) Enquanto a asa sobe, você deve andar lateralmente para o centro da asa se ele não subir exactamente em linha recta;
4) Você pode também usar os tirantes C para corrigir a asa se ela começar a girar. Não puxe para baixo nos tirantes C, mas mova-os de um lado ao outro para dirigir a asa. Mova os tirantes C para o lado mais baixo. Por exemplo se a asa esquerda estiver mais baixa então mova os tirantes C para a esquerda para corrigi-la;
5) Se o vento estiver forte, a asa pode querer subir violentamente. Para parar isto puxe os tirantes C para trás, controlando a velocidade que a asa vem acima;
6) Agora que a asa está no alto, é fácil controlá-la sobre a cabeça ou mesmo derrubá-la outra vez ao chão usando os tirantes C;
7) Alternativamente você pode girar e descolar. Conforme você vira certifique-se de que em ventos fracos você gira e anda para trás ao mesmo tempo. De outra forma a asa pode ultrapassá-lo.
Treine num campo em vento laminar antes de tentar uma descolagem real. Na verdade, diversas sessões de treino serão necessárias para se acostumar realmente à nova técnica. Para mim foi muito estranho no início, mover a mão do tirante C para a asa mais baixa era contrário aos meus instintos.
Assim, tenha cuidado para não fazer a coisa errada e enfiar a asa de nariz no chão. Um erro comum é tentar dirigir a asa com os tirantes A. Isso não ajuda em nada.
Dirija sempre a asa apenas usando os tirantes C e andando lateralmente. A chave para a técnica é construir uma boa "parede". Um truque bom para preparar a asa para o lançamento é mover a sua mão do tirante C para a esquerda e para a direita tão longe quanto possível. Isto puxará as pontas da asa para baixo e ajudará a evitar que elas subam rápido demais durante a inflagem. Somente é possível usar os C para corrigir pequenos desalinhamentos, consequentemente se a asa sair muito fora da linha, a única maneira de corrigir é derrubá-la ao chão.
Ajuda poder identificar facilmente os tirantes, particularmente os tirantes A e C. A maioria dos fabricantes marca os tirantes A, mas para identificar os tirantes C eu ponho uma fita adesiva vermelha sobre os tirantes da minha asa.
Conclusão: Eu vi muitos acidentes em consequência de manipulação em terra e de descolagem em ventos fortes. Alguns pilotos parecem aceitar descolagens más e perigosas e não a consideram como parte do voo. Eu tenho visto tantos ferimentos causados por problemas na descolagem como de acidentes durante o voo, contudo o pior é que praticar a técnica de descolagem é fácil e agradável. Assim não entendo porque razão as pessoas não fazem isso?
Recomendo fortemente que todos os pilotos não familiarizados com esta técnica façam o esforço de ir a um campo plano de treino e aprendam. Um dia esta técnica poderá salvá-lo de um acidente sério.

Fonte: Texto de Bruce Goldsmith

Sem comentários: