segunda-feira, outubro 24

O Idiota

Conta-se que numa certa aldeia, um grupo de pessoas divertia-se com o idiota da aldeia. Um pobre coitado, de pouca inteligência, que vivia de pequenos biscates e esmolas.

Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e davam-lhe a hipotese de escolha entre duas notas:- uma grande de 50 Euros e- outra menor, de 5 Euros. Ele sempre escolhia a menos valiosa, o que era motivo de risos para todos.

Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e perguntou se ainda não tinha percebido que a outra nota valia mais.- Eu sei, respondeu o não tão tolo assim.

"Ela vale dez vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e vou deixar de ganhar a minha nota.

"Podemos tirar várias conclusões dessa pequena narrativa. A primeira: Quem parece idiota, nem sempre é. A segunda :Quais eram os verdadeiros idiotas da história? Terceira : Se você for ganancioso, acaba por estragar a sua fonte de rendimento. Mas a conclusão mais interessante é :A percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito. Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim, o que realmente somos."O maior prazer de um homem inteligente é fazer-se passar por idiota diante de um idiota que se faz passar por inteligente".

Sem comentários: